Sítio do Quinto

Última atualização:
Sítio do Quinto

ESCUTA QUALIFICADA: “Semana da Escuta das Adolescências” é realizada no Colégio Municipal Santo Antônio.

05/06/2024 às 13h42

Entre os dias 20 e 27 de maio, o Colégio Municipal Santo Antônio foi o cenário de uma iniciativa transformadora: a "Semana da Escuta das Adolescências". Este evento é parte integrante do Programa Escola das Adolescências, uma parceria entre o Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O principal objetivo é revolucionar a experiência escolar dos alunos do ensino fundamental, especialmente aqueles nos anos finais.

.

O projeto visa a garantir melhor acesso à educação, promover o progresso acadêmico e fomentar o desenvolvimento integral dos adolescentes. A proposta é respeitar as individualidades dos estudantes, oferecendo uma educação que transcenda o currículo tradicional e amplie tanto os letramentos quanto a autonomia intelectual dos jovens. A "Semana da Escuta das Adolescências" surge como resposta à necessidade de compreender mais profundamente as particularidades e desafios enfrentados pelos adolescentes, que passam por uma fase crucial de desenvolvimento biológico, emocional e psicossocial.

.

Durante a semana, o Colégio Municipal Santo Antônio implementou uma série de atividades voltadas para a escuta ativa e o acolhimento dos alunos. Educadores da instituição conduziram essas atividades, focadas em abordar as questões típicas da adolescência. O objetivo era garantir que cada estudante tivesse sua voz ouvida e considerada dentro do processo educativo.

.

A realização da "Semana da Escuta das Adolescências" no Colégio Municipal Santo Antônio marca um avanço significativo na construção de uma educação que acolhe, compreende e empodera os adolescentes. Através da escuta ativa, a escola não apenas visa melhorar o desempenho acadêmico, mas também contribuir para o desenvolvimento integral de cada aluno, preparando-os para enfrentar os desafios futuros com confiança e autonomia.