Sítio do Quinto

Última atualização:
Sítio do Quinto

SAÚDE DOS OLHOS: Secretaria de Saúde promove mutirão de triagem de cataratas, pterígios e capsulotomia YAG laser.

06/06/2024 às 15h14

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Clínica Adrivana Cunha, realizou nesta quinta-feira, 06 de junho, na Câmara de Vereadores, mais um importante mutirão voltado para a saúde ocular da população. Em uma iniciativa abrangente, a Secretaria promoveu triagens gratuitas para catarata, pterígio e a realização de capsulotomia YAG laser, procedimento conhecido como "limpeza de lente". Esta ação visa atender à crescente demanda por cuidados oftalmológicos e reduzir filas de espera por cirurgias e tratamentos especializados.

.

A catarata, principal causa de cegueira reversível no mundo, é uma opacificação do cristalino do olho que afeta a visão. O pterígio, por sua vez, é um crescimento benigno da conjuntiva que pode invadir a córnea, causando desconforto e comprometimento visual. Já a capsulotomia YAG laser é indicada para tratar a opacificação secundária da cápsula posterior, comum após a cirurgia de catarata.

.

Durante o mutirão, equipes experientes estiveram disponíveis para realizar exames de triagem e encaminhar pacientes que necessitam de cirurgia ou tratamentos específicos. A Secretaria de Saúde destaca a importância dessa iniciativa, estando comprometida em oferecer um atendimento de qualidade e acessível para todos. A saúde ocular é fundamental para a qualidade de vida e a Secretaria quer garantir que ninguém fique sem o tratamento necessário devido a questões financeiras ou falta de acesso.

.

Com esta iniciativa, a Secretaria de Saúde reforça seu compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar da população, colocando a saúde ocular em foco e oferecendo uma oportunidade valiosa para aqueles que precisam de cuidados especializados.