Secretaria de Saúde, em parceria com Educação, promove mais uma edição do Programa “Saúde na Escola” no Colégio Municipal Santo Antônio.

06/11/2019 às 17h01

Ocorreu ao longo desta quarta-feira, 06 de novembro, no Colégio Municipal Santo Antônio, a segunda edição do Programa “Saúde na Escola”. A grande ação que move toda a escola ocorreu pelo segundo ano consecutivo e foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto. O dia, como era de se esperar, foi extremamente produtivo para os alunos e visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos alunos.

Centenas de alunos do ensino regular Fundamental II tiveram a oportunidade de realizar e participar de diversas atividades relacionadas a saúde preventiva. Foram organizadas 11 salas, onde cada uma delas tinha uma finalidade diferente, mas um propósito em comum: contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, trabalhando o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Durante o período matutino e vespertino, os alunos passaram por várias salas com conteúdos diversificados, entre elas: ações de combate ao Aedes Aegypti; antropometria e promoção das práticas corporais; doenças em eliminação: verminoses; IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis – AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da alimentação saudável; promoção de cultura de paz, cidadania e direitos humanos; saúde auditiva; saúde bucal; saúde ocular; e verificação e atualização da situação vacinal.

A iniciativa contou com a orientação e auxilio dos mais diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, desde dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e endemias, médicos, nutricionistas, educadora física, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social; além do corpo docente da instituição, dentre muitos outros profissionais que contaram com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura para melhor atender os estudantes. Não é a primeira vez que a Secretaria de Saúde está em constante parceria com a Secretaria de Educação, através do Programa Saúde na Escola. As secretarias estão sempre em constante trabalho para atender de forma eficiente e buscando realizar ações preventivas para as nossas crianças e adolescentes.