Nota de esclarecimento

07/04/2020 às 15h08

A Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta, trazer alguns esclarecimentos referente ao paciente suspeito de COVID-19 em nosso município.

.

No último sábado, 04 de abril de 2020, a equipe do Centro de Saúde do Município foi acionada para prestar assistência a uma vítima de acidente automobilístico próximo ao povoado Tingui. O paciente tem 39 anos, reside no povoado Matatas, localizado em Salgado, Estado de Sergipe e estava em nosso município na casa de familiares. Após o acidente, o paciente foi levado para o Hospital Regional Santa Teresa, em Ribeira do Pombal. Ao chegar na Unidade Hospitalar, além dos traumas provenientes do acidente, foram diagnosticados no paciente, sintomas suspeitos de COVID- 19. Todas as medidas de suporte foram executadas e a coleta de amostras para o exame também foi realizada e enviada para o (LACEN), em Salvador/BA. Atualmente, o paciente encontra-se em isolamento no Hospital em Ribeira do Pombal.

.

A equipe de Vigilância em Saúde do município de Sítio do Quinto está acompanhando o caso, seguindo todos os procedimentos recomendados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Está sendo realizado o monitoramento dos familiares que tiveram contato com o suspeito. Todos estão orientados sobre a importância da quarentena e o isolamento domiciliar por 14 dias.

.

Ressaltamos que tanto a equipe de Vigilância Epidemiológica do Município quanto a Secretaria de Saúde de Sítio do Quinto estão sempre atentas e à disposição da população Sitioquitense para sanar qualquer dúvida. Manteremos a população informada sobre o resultado do exame que deverá sair nos próximos dias. .

.

Neste momento pedimos a colaboração da população para continuar atenta as medidas preventivas, evitando locais com aglomerações, saindo apenas em casos de extrema necessidade e redobrando os cuidados com a higiene das mãos utilizando água e sabão ou álcool em Gel a 70%, importantes aliados para evitar a disseminação do vírus.