Pular para o conteúdo Última atualização: 28 janeiro 2020 16:17:21

Secretaria de Saúde realiza Mutirão contra o mosquito da Dengue no Povoado Planalto.

07/12/2019 às 15h29

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do mosquito Aedes Aegypt, transmissor do zika, dengue e Chikungunya, a Prefeitura de Sítio do Quinto, em conjunto com a Secretaria de Saúde, Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica Municipal realizaram na manhã desta sexta-feira (06), um mega mutirão da limpeza contra o mosquito.

Percorrendo as ruas do povoado, os agentes comunitários de endemias (ACE) trabalharam entregando panfletos informativos, conversando com a população e visitando as casas dos moradores na busca por possíveis focos do mosquito. A residência que não tinha o foco da doença recebia um adesivo informando que a casa estava livre do mosquito. As casas que tinham sido identificadas com a contaminação, também eram adesivadas. Posteriormente, o ACE retornará as casas que foram identificadas com o foco da doença, para saber se o morador combateu os pontos alertados pelos ACE’s.

Durante o mutirão, os agentes inspecionavam as residências e coletavam todos os possíveis focos da doença através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. Garrafas de vidro, plástico, papel, pontes, papelão, vasos de plantas e qualquer outro recipiente que deixe o mosquito da dengue se proliferar, foram recolhidos. É preciso estar constantemente alertando à população sobre os perigos da doença, principalmente nesta época do ano de altas temperaturas e chuvas de verão, que ajudam a larva do mosquito a se proliferar com mais facilidade.

Toda a população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros, gatos e galinhas; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; cobrindo pneus e garrafas de vidro; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.