Pular para o conteúdo Última atualização: 28 janeiro 2020 16:17:21

Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sebrae e Assiagro, realiza 1ª visita com produtores sobre manejo reprodutivo.

09/10/2019 às 11h25

A Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/BA; Assiagro – Assistência ao Agronegócio; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/BA, desenvolveram nesta terça e quarta-feira, (08 e 09 de outubro), o primeiro atendimento sobre o projeto de acompanhamento e adequação do manejo reprodutivo com produtores do município.

O primeiro atendimento do manejo reprodutivo do rebanho foi realizado pelos médicos veterinários Darlan e Alessandro. O Secretário de Agricultura, Fabrício Carvalho, também esteve presente nos atendimentos. O trabalho é de extensa importância para os produtores, proporcionando um melhor cuidado com os animais e melhor qualidade do rebanho leiteiro. Nessa primeira fase, onde estão cadastrados 11 produtores, foram realizadas visitam em todas as propriedades para verificação das vacas, observando aquelas que estavam prenhas ou não. Num total, serão realizadas 6 visitas com os médicos veterinários para acompanhamento do processo de manejo reprodutivo.

Durante a ação, os produtores foram apresentados a roda “Controle de Reprodução”, onde cada produtor que receber a ferramenta poderá realizar o gerenciamento do rebanho leiteiro. A roda para controle de reprodução é uma ferramenta de gestão que facilita e muito a análise e interpretação da condição reprodutiva de rebanhos leiteiros, permitindo de forma rápida, simples e eficiente, tomadas de decisões no manejo reprodutivo. Existe também o aplicativo da Roda que permite facilitar ainda mais a vida do produtor, que pode ter acesso à ferramenta em qualquer lugar.

Essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Prefeitura de Sítio do Quinto e Sebrae para garantir mais produtividade, emprego e renda para a população.