Tracejando novos rumos para o desenvolvimento rural, Secretaria de Agricultura promove reunião com produtores.

11/10/2019 às 13h35

A Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas e Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu na manhã desta sexta-feira, 11, na Câmara Municipal de Vereadores, uma importante reunião com produtores rurais de Sítio do Quinto. Durante a ação, estiveram presentes o Prefeito Municipal Jair Santos, o Secretário de Agricultura Fabrício Carvalho, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cipó e representante do Senar Bahia, José Raimundo Souza Pereira, o Gerente do Sebrae de Euclides da Cunha, Cláudio Vieira e a Drª Lana Clarton, do Grupo Insecta da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Durante a reunião foram discutidas algumas pautas com os produtores de mel e leite, abordando principalmente sobre a importância da capacitação para desenvolvimento dos setores produtivos. Neste parâmetro foi abordado a implementação do Programa Pro-Senar que tem como objetivo melhorar a produtividade e a rentabilidade do negócio rural, promovendo a formação profissional do produtor e do trabalhador rural, difundindo tecnologias, através da assistência técnica, visando o fortalecimento da cadeia produtiva atendida, além de promover o desenvolvimento econômico da família e social da família no campo. Para Sítio do Quinto, o programa tem grandes chances de se desenvolver, visto o interesse dos produtores de mel e leite, além de serem setores fortes na localidade que têm tudo para crescer e se firmar como um dos maiores da região.

Outra pauta apresentada foi a respeito do Programa D-Olho na Qualidade que foca da organização da propriedade rural baseando-se na metodologia dos 5S, técnica de organização criada no Japão visando simplificar procedimentos, otimizar recursos e tempo. O resultado é o melhor desempenho profissional e de serviços, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção. Originalmente, cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que indica uma meta a ser atingida pelo empreendedor. Em português, os 5S significam: sensos de utilização; organização; limpeza; padronização e autodisciplina. No dia 29 de outubro, os produtores já vão ter a oportunidade de presencial a ação desse programa de maneira prática e com consultoria garantida.