Sítio do Quinto

Sítio do Quinto

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Sebrae, promove palestra sobre o lixo e seus impactos ambientais e a importância da reciclagem.

17/11/2022 às 17h05

A importância da reciclagem e os impactos ambientais do lixo na sociedade foram o tema de uma educativa palestra promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Sebrae/BA. O encontro que foi realizado no auditório da Casa de Cultura Velho Quinto contou também com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde para intensificar as ações de forma integrada sobre o trabalho de conscientização ambiental em Sítio do Quinto.

.

Para essa iniciativa estiveram presentes a Secretária de Meio Ambiente, Ingrid Nascimento; a agente de desenvolvimento, Lilian Carvalho; e o engenheiro ambiental, Alex Matos. A ação também contou com a presença dos jovens do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) e dos alunos da turma do 8º ano matutino do Colégio Municipal Santo Antônio. Para contar suas vivências sobre o trabalho com reciclagem e o reuso do óleo de cozinha para a produção de sabão, Joseano Santos e Josefa Meire Carvalho, foram os convidados dessa ação ambiental.

.

Na oportunidade, a juventude – principal público-alvo dessa ação –, aprendeu noções básicas sobre a reciclagem de resíduos sólidos, poluição, consumo desenfreado e cuidados conscientes com o meio ambiente. Os convidados, Joseano e Josefa Meire, contaram suas vivências de forma didática sobre a separação do lixo, triagem do material reciclável e do rejeito, bem como os segredos para reutilização do óleo de cozinha usado para a produção de sabão em barra. A ação ainda buscou focar nas condições humanitárias e de renda às famílias que se beneficiam da reciclagem para tirar o seu sustento.

.

De forma intensiva e educativa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com seus parceiros de ação, desenvolveu uma palestra motivadora com o objetivo de germinar conhecimento aos jovens cidadãos sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente. Através dessa ação multiplicadora, a Secretaria tem como alvo um trabalho progressivo de educação ambiental da comunidade sítioquintense, afim de garantir um município mais desenvolvimento nas políticas públicas socioambientais.