Pular para o conteúdo Última atualização: 28 janeiro 2020 16:17:21

Secretaria de Meio Ambiente de Sítio do Quinto participa de I Encontro de Gestores Ambientais da Bahia.

20/11/2019 às 11h21

Ocorreu nesta terça-feira (19), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, o I Encontro Estadual de Gestores Ambientais. Representando Sítio do Quinto, estiveram presentes no importante encontro, a Secretária de Meio Ambiente, Ingrid Nascimento, bem como a diretora e fiscal de Meio Ambiente, Tamires Damacena e o engenheiro ambiental, Alex Manuel. Reunindo representantes políticos e do judiciário, além de secretários, gestores e técnicos municipais de Meio Ambiente, representando 151 municípios baianos, o encontro que é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), teve o objetivo de fortalecer a gestão ambiental compartilhada na Bahia, deliberando a criação do Fórum de Gestores Ambientais, uma conquista para o avanço das políticas públicas ambientais no estado.

De acordo com o Sema, o encontro serviu para dialogar sobre o fortalecimento da Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) nos municípios, seguindo as prerrogativas do programa e a implementação da Política Pública Municipal de Educação Ambiental (PPMEA). A diretora-geral do Inema, Márcia Telles, destaque que a democratização da gestão é imprescindível para o alcance das políticas ambientais em todo território baiano. A diretora ainda esclarece que é fundamental que os municípios estejam qualificados para que o Inema possa exercer essa grande tarefa junto com os municípios.

Participando ativamente do encontro, a Secretaria de Meio Ambiente, Ingrid Nascimento, informa que o encontro de gestores serviu para dirimir algumas dúvidas, principalmente a respeito de uma notícia veiculada com o nome do Inema, em que se levantou a possibilidade de cobrança de taxa pelo uso de águas de poços. A Secretária, que obteve resposta da diretora-geral do Inema, Márcia Telles, esclarece que a informação não procede, observando que no atual momento, o Inema irá intensificar a fiscalização em relação aos poços onde está havendo uso incorreto da água, ocasionando em desperdício de recurso hídrico. A Secretária Ingrid destaque juntamente com os seus colegas de que “apoia essa fiscalização, pois não devemos pensar que a água é inesgotável. Ela é o nosso bem mais precioso e cabe aos órgãos ambientais, que são instituições sérias no cumprimento de suas obrigações, fiscalizar.”, finaliza.