Sítio do Quinto

Sítio do Quinto

NOVEMBRO NEGRO: Casa de Cultura Velho Quinto apresenta Roda de Capoeira Ginga Sítio em Celebração ao Dia da Consciência Negra.

20/11/2022 às 16h41

Os grandes mestres capoeiristas já diziam “Capoeira é muito mais do que uma luta, capoeira é ritmo, é música, é malandragem, é poesia, é um jogo, é religião.” Foi com esse espírito que a Casa de Cultura Velho Quinto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, realizou uma bela apresentação de Roda de Capoeira em celebração ao Dia da Consciência Negra. A ação, que foi realizada na Praça do Mercado Municipal, neste domingo (20/11), chamou atenção de feirantes e cidadãos que passavam pela Feira Livre Municipal, promovendo uma grande festa de respeito, brincadeira e alegria.

.

Para essa comemoração especial, o grupo da Casa de Cultura “Ginga Sítio” realizou uma verdadeira exibição de habilidade, tática, coragem e conhecimento, ao som dos berimbaus e tambores. Acompanhando a apresentação, a diretora da Casa de Cultura Velho Quinto, Silvana Teixeira; juntamente com a Secretária, Thauane; a auxiliar, Adevania e o vigilante, Derlan, também estiveram presentes dando todo o suporte necessário para que essa apresentação pudesse ocorrer com sucesso. O Prefeito Municipal, Jair Santos; a Secretária de Educação, Elenice de Andrade; a Secretária de Assistência Social, Elis Rejane; e o vereador Zé Miúdo, também estiveram presentes acompanhando as apresentações.

.

Com uma programação recheada de canto e coração, a comemoração organizada pela Casa de Cultura de Sítio do Quinto contou com a apresentação de roda de capoeira com professores e mestres; batizado e troca de graduação; e roda livre. O grupo de Capoeira “Libertar Capoeira Cordão de Ouro”, da cidade de Novo Triunfo/BA, também participou desse momento importante de valorização da cultura afro-brasileira em Sítio do Quinto. Ao final, todos foram recebidos na Casa de Cultura com uma feijoada que encerrou a celebração especial de Novembro.