Secretaria de Saúde de Sítio do Quinto é representada em Reunião sobre a Ouvidoria SUS no Núcleo Regional de Saúde em Alagoinhas.

20/12/2019 às 17h16

Nesta última quarta-feira, 18, a Secretaria de Saúde de Sítio do Quinto esteve sendo representada em uma reunião focada na participação social, no atendimento aos usuários dos serviços públicos e na Ouvidoria SUS. A Drª Ana Cláudia Carvalho Santos Fontes, ouvidora da Secretaria de Saúde de Sítio do Quinto, esteve presente participando da reunião que ocorreu no Auditório do Núcleo Regional de Saúde Nordeste (antiga 3ª DIRES), em Alagoinhas/BA.

Ana Cláudia foi a primeira palestrante da manhã, discutindo sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº 12.527/2011, que trata do direito constitucional de acesso do cidadão às informações públicas, bem como da Lei nº 13.460/2017 que prevê a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos. Além disso, a Drª Ana Cláudia discutiu sobre o Decreto Federal nº 9.094/2017 que aborda sobre a simplificação do atendimento aos usuários de serviços públicos, visando desburocratizar a relação com os cidadãos e aumentar a eficiência dos Serviços.

Logo em seguida, a Drª Engracia Figueiredo discutiu sobre Ética e Serviço Público. A reunião continuou com a participação do Ouvidor SUS Macro Nordeste, Luiz Carlos Santana, que abordou em sua palestra sobre o fluxo de encaminhamento; processo de trabalho e prazo de resposta; análise da demanda; acompanhamento e conclusão das demandas; e a importância da resposta ao Cidadão. Fechando o ciclo de palestras, o Dr. Moacir Lira realizou uma palestra motivacional.