Secretaria de Saúde realiza distribuição de máscaras de proteção para a população.

23/04/2020 às 13h35

Na manhã dessa quinta-feira (23/04), a Prefeitura de Municipal de Sítio do Quinto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a distribuição de máscaras reutilizáveis para proteção da população contra o novo Coronavírus. Contando com a colaboração da equipe da Vigilância Sanitária, a equipe da Secretaria de Saúde realizou a entrega do material de proteção na fila da Casa Lotérica e do Centro de Saúde. Os que aguardavam ser atendidos pelos estabelecimentos, foram orientados sobre a importância valiosa do uso da máscara de proteção, bem como do distanciamento social, mais outra iniciativa importante para conter o avanço do coronavírus em nosso país.

.

As máscaras entregues à população local é mais uma medida tomada pela Secretaria de Saúde, seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). Além da entrega das máscaras, os profissionais de saúde entregaram informativos ressaltando a importância e o uso correto do equipamento, além da higienização correta para que seja reutilizada. Atualmente, o uso da máscara ao sair de casa é obrigatório para todas as pessoas, independentemente da pessoa estar doente ou não.

.

Até o momento, Sítio do Quinto tem 1 caso suspeito da doença, que já está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde e aguardando resultado. Diante da pandemia, a Secretaria de Saúde faz o alerta e pede a colaboração de toda a população para continuar atenta as medidas preventivas, evitando locais com aglomerações, saindo apenas em casos de extrema necessidade, sempre fazendo o uso da máscara ao sair e redobrando os cuidados com a higiene das mãos utilizando água e sabão ou álcool em Gel a 70%, importantes aliados para evitar a disseminação do vírus.

.

ORIENTAÇÕES PARA USO E HIGIENIZAÇÃO CORRETA DA MÁSCARA:

- Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, antes de retirar a máscara; - Remova a máscara pelo laço ou nó da parte de trás e evite tocar na parte da frente; - Deixe a máscara de molho por 30 minutos em uma mistura de 1 parte de água sanitária (2% a 2,5%) com 50 partes de água potável. Por exemplo: 10ml de água sanitária para 500ml de água potável; - Lave a máscara e as mãos com água e sabão; - A máscara precisa estar seca para ser utilizada de novo.

.

O uso da máscara não substitui as medidas preventivas: O distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos.