Pular para o conteúdo Última atualização: 28 janeiro 2020 16:17:21

2019 Em reunião, Banco do Nordeste, em parceria com a Secretaria de Agricultura, apresenta Programa de Desenvolvimento Territorial para Sítio do Quinto. (23/05)

27/09/2019 às 10h17

Buscando fomentar novas oportunidade de alavancamento financeiro aos produtores rurais de Sítio do Quinto, o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com a Secretaria de Agricultura, apresenta o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). A importante reunião ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura do município e contou com participação de membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), o Secretário de Agricultura, Fabrício Carvalho, o coordenador do projeto Dom Hélder Câmara e técnico do Bahiater, Vilebaldo Freitas e o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Gilvan Araújo.

Nessa primeira reunião, o BNB realizou a apresentação do Prodeter. O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e potencialização das atividades econômicas produtivas da região. Em Sítio do Quinto, a agricultura e a pecuária, em especial o leite, a caprinovinocultura e o mel, são uma das principais fontes de renda que ajudam a sustentar dezenas de famílias por todo o município. Com a chegada desse programa à Sítio do Quinto, a região tende a ter um desenvolvimento agropecuário significativo, uma vez que o BNB, através do Prodeter, busca fortalecer a cadeia produtiva do município.

Mas esse é apenas o início de uma longa etapa. A metodologia de trabalho para a estratégia do Programa de Desenvolvimento Territorial surge da ampla discussão e participação ativa dos produtores, principalmente para que se possa priorizar a atividade econômica com maior potencial competitivo. Além disso, o programa ajuda os produtores a estabelecer parcerias para a redução de entraves ao desenvolvimento das atividades econômicas, bem como promove a expansão do crédito. Para Sítio do Quinto, o programa também propõe ajudar a organizar as atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio a execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população sítiodoquintense.