2019 Apoiando o produtor local, Secretaria de Agricultura, em parceria com o CMDS, promove reunião com produtores de leite juntamente com o Sebrae e Banco do Nordeste. (15/08)

27/09/2019 às 11h51

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), realizou na manhã dessa quinta-feira, uma valiosa reunião com os produtores de leite do município. Superando todas as expectativas, a Câmara Municipal de Vereadores de Sítio do Quinto ficou lotada de produtores que almejam dar um novo rumo para as suas produções rurais. A ação de grande valia para os grandes e pequenos produtores do nosso município é oportunizada através de uma parceria forte entre Secretaria de Agricultura e os grandes palestrantes da manhã: Banco do Nordeste e Sebrae. Para apresentar as ações, estiveram presentes o Agente de Desenvolvimento Gilvan Araújo e o Gerente de Negócios PRONAF Marcos Borges, ambos do Banco do Nordeste de Cícero Dantas, além de Edmar de Araújo, gestor do Agronegócio do Sebrae Regional de Feira de Santana. O Prefeito Municipal Jair Santos e o Secretário de Agricultura, Fabrício Carvalho também estiveram presentes na reunião acompanhando de perto as intervenções dos produtores.

Iniciando a reunião, o Banco do Nordeste aproveitou a oportunidade com os produtores de leite para apresentar o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), além de todas as linhas de credito do BNB, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. De acordo com os representantes do Banco do Nordeste, o Prodeter é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competividade das atividades econômicas da Região. Com a ação sendo aplicada para os produtores de leite de Sítio do Quinto, o programa visa fortalecer a cadeia produtiva de leite, incorporando inovações tecnológicas, potencializando a cooperação e a participação dos agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial. Para a Secretaria, a iniciativa é de grande valia para todos os produtores, pois promove o desenvolvimento financeiro, gera emprego e renda, além de melhorar as condições de vida não só dos produtores, mas também de todos os moradores da região.

Dando continuidade, o gestor do Agronegócio do Sebrae, Edmar de Araújo, discutiu com os produtores sobre as soluções que o Sebrae apresenta para os produtores rurais. Na oportunidade, o gestor apresentou o Projeto NO CAMPO, com foco na Cadeia do Leite. O projeto tem como meta principal o estabelecimento de uma rede de relacionamento que oportunize, ao produtor rural, o conhecimento necessário para a gestão eficaz de sua propriedade rural, por meio de palestras, oficinas, cursos com consultoria e kits educativos. A ação visa despertar o produtor para o associativismo, com soluções estratégicas, como o D-Olho da Qualidade Total Rural ou a capacitação do produtor para controlar os custos da produção no campo. Com um público disposta a fomentar a sua produção, foram formados grupos que logo em breve já começaram a se capacitar para aumentar ainda mais sua produção.