Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sebrae, realiza mais uma visita com produtores sobre manejo reprodutivo.

29/11/2019 às 17h57

A Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/BA; Assiagro – Assistência ao Agronegócio; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/BA, realizaram na semana passada (quinta-feira (21) e sexta-feira (22)), mais uma visita técnica referente ao projeto de acompanhamento e adequação do manejo reprodutivo com produtores do município de Sítio do Quinto.

Considerando que o município é bastante produtivo no campo leiteiro, a ação, que é amplamente apoiada pela Secretaria de Agricultura, Prefeitura de Sítio do Quinto e Sebrae, visa o melhoramento genético da Bovinocultura de Leite e o aumento da produtividade de leite do município. Desta vez, o atendimento do manejo reprodutivo do rebanho foi realizado pelo médico veterinário Alessandro. O Secretário de Agricultura, Fabrício Carvalho, também esteve presente nos atendimentos. O trabalho é de extensa importância para os produtores, proporcionando um melhor cuidado com os animais e melhor qualidade do rebanho leiteiro. Nesta nova fase, foi realizado o processo de inseminação em 11 propriedades rurais do município, contemplando um montante de quase 90 vacas. Ao todo, serão realizadas 6 visitas para acompanhamento do processo de manejo reprodutivo.

Na oportunidade, os produtores leiteiros receberam também a roda “Controle de Reprodução”, onde cada produtor que receber a ferramenta poderá realizar o gerenciamento do rebanho leiteiro. A roda para controle de reprodução é uma ferramenta de gestão que facilita a análise e interpretação da condição reprodutiva de rebanhos leiteiros, permitindo de forma rápida, simples e eficiente, tomadas de decisões no manejo reprodutivo. Existe também o aplicativo da Roda que permite facilitar ainda mais a vida do produtor, que pode ter acesso à ferramenta em qualquer lugar.