Sítio do Quinto

Sítio do Quinto

Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente Comunitário de Endemias

Hoje, dia 4 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias. . No caso do Agente Comunitário de Saúde, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade. É ele que está sempre próximo à população, sendo uma via direta com os serviços para a Saúde da Família. . Já o Agente de Combate às Endemias - ACE - é o profissional que trabalha promovendo ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças. O Agente de Combate às Endemias também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, leishmaniose, doença de Chagas, dentre outros; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva. . Parabéns pelo seu dia e por trabalhar para cuidar da saúde da nossa população.