Secretaria de Agricultura participa de evento voltado para a Agrobiodiversidade do Semiárido em Cícero Dantas.

05/10/2019 às 10h57

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do secretário Fabrício Carvalho, esteve representando Sítio do Quinto em uma valiosa apresentação do Projeto Territorial Agrobiodiversidade do Semiárido, que ocorreu nessa sexta-feira, no auditório da Arcas, em Cícero Dantas/BA. De acordo com a Arcas, a ação tem como foco promover ações de fortalecimento das casas comunitárias de sementes como estratégia para a conservação da agrobiodiversidade, sendo uma ação de pesquisa participativa que será desenvolvida com as famílias agricultoras e guardiãs de Sementes da Terra. O projeto que é uma ação da Embrapa, em parceria com a Arcas, integra o Programa Inovasocial, em conjunto com a Fundação Eliseu Alves (FEA) e BNDES.

Com uma programação completa, logo após o café da manhã e credenciamento, houveram algumas discussões como “Que sementes queremos para o nosso território?”; retrospectiva do projeto Sementes do Semiárido no Território, além de apresentação do projeto Agrobiodiversidade do Semiárido e exibição dos campos de multiplicação de sementes. Logo após o almoço, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir algumas experiências relacionadas a produção e beneficiamento de milho crioulo do Recanto dos Peixinhos e do Movimento Camponês Popular – MCP.

Ainda de acordo com a Arcas, estiveram presentes representantes das Casas Comunitárias de Sementes, Aecfarcida, Pastoral Rural, Caras, Sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios de Novo Triunfo, Euclides da Cunha e Paripiranga, Secretários de Agricultura de Cícero Dantas e Sítio do Quinto e Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista.