2017 Prefeitura busca recursos para amenizar os efeitos da seca em Sítio do Quinto. (19/01)

25/09/2019 às 08h30

Até onde a “vista” alcança, o que podemos ver é uma imensidão quase infinita de terra seca. O barro vermelho e rachado pelo sol escaldante faz parte do cenário atual das zonas rurais de Sítio do Quinto. Por onde se caminha é difícil avistar lavouras verdes e bem cuidadas. O gado, junto com sua cria, passa fome e sede, debaixo de um cajueiro seco e quase sem frutos. A criança vai ao lombo do seu jegue tentar achar água em um sertão que não tem fim. Chuva é artigo de luxo que não se vê há um bom tempo.

A seca, além de ser um problema climático, gera dificuldades sociais as pessoas da região. Com a falta de água, moradores sofrem para poder desenvolver a agricultura e a criação de animais. Em Sítio do Quinto, açudes estão completamente secos e rachados. Apesar dos vários poços espalhados pela região, a água não consegue chegar para todos, principalmente para os moradores mais isolados.

Iniciativas

Para amenizar os efeitos colaterais desse longo período de estiagem, a Prefeitura Municipal tem tomado iniciativas para trazer um pouco mais de conforto, aos moradores das regiões mais secas de Sítio do Quinto. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Carlos Reis, o objetivo é atender o maior numero de pessoas possíveis, levando água às comunidades mais carentes da região.

“Desde o início, a Secretaria de Infraestrutura, através da Prefeitura Municipal, tem buscado atender as pessoas da nossa região. Todos os dias, além do caminhão pipa, nós utilizamos mais 3 carros para atender a população que chega até nós solicitando água. A demanda é muito grande, obviamente, devido o período de escassez, mas estamos tentando atender a todos na medida do possível. Além disso, já estamos resolvendo os problemas na rede de distribuição de água, o que ajuda ainda mais as pessoas da região”, explica.

Água é esperança

Apesar do trabalho duro para atender a população que sofre com a seca, isso ainda não é o suficiente. Devido a grande demanda e ao cenário seco de açudes e barragens de Sítio do Quinto, a Prefeitura Municipal está buscando recursos para atender de forma mais ampla a população local.

”Essa semana será feito um relatório sobre a seca em nosso município. Através de um trabalho de análise das condições dos açudes de Sítio do Quinto, vamos pedir ajuda ao Governador do Estado, Rui Costa, para que seja decretada Calamidade Pública e assim nos encaixar em seus projetos de Combate à Seca”, comenta Carlos. Esperançoso, o secretário acredita que, se esse pedido for atendido, a população terá mais um fim de esperança para atravessar essa seca tão difícil como há muito não se via.