2017 Prefeitura retira ligações clandestinas de água em Sítio do Quinto. (12/01)

25/09/2019 às 08h23

Com o objetivo de combater fraudes na rede de distribuição de água, a Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto começa a retirar ligações irregulares, que estavam abastecendo diversas produções rurais nos povoados e zonas rurais do município. A iniciativa foi tomada em virtude dos prejuízos que essa pratica estava causando aos moradores da região, que sofrem constantemente com o racionamento de água em suas residências. A ação esta sendo realizada em diversas partes do município e pretende se estender por toda a região de Sítio do Quinto.

As ligações clandestinas estão entre os maiores problemas que afetam o setor de distribuição de água no município. De acordo com o Secretario de Infraestrutura, Carlos Reis, essas ligações clandestinas prejudicam seriamente a comunidade, pois muitos moradores ficam sem água em suas casas. “Foram encontrados muitas ligações clandestinas que estão sendo utilizadas para irrigação de plantio. Essa pratica esta prejudicando e muito os moradores da nossa região rural e povoados. Em uma região tão seca como a nossa, ficar sem água em casa é preocupante e desolador”, diz o secretário.

Os vazamentos e desperdício de água também são comuns quando há uma ligação clandestina. O principal efeito colateral devido os vazamentos constantes é a perda de pressão de água na rede, que consequentemente ocasiona na falta de água para a população. Devido a esse ato irresponsável, residências e escolas tem seu fornecimento de água prejudicado. Muitas das vezes, aulas são suspensas devido à falta de água, causando prejuízo aos alunos da região.

A prefeitura tem atuado para diminuir o número de redes clandestinas. Carlos Reis afirma que essa semana já esta sendo levantada uma força tarefa para encontrar mais ligações irregulares. “Só essa semana já foram encontrados diversos pontos irregulares nas regiões da Cascalheira e Boqueirão de Baixo. Hoje, seguiremos para a Farofa, Planalto e Rasinho. Pretendemos finalizar essa medida o quanto antes para poder regularizar o mais rápido possível essa problemática”, acrescenta Carlos.

A Secretaria de Infraestrutura também pede a ajuda da população. “Pedimos a comunidade da região que nos ajude denunciando pontos de ligações clandestinas. Com a ajuda da população, podemos regularizar rapidamente esse problema. Sem a ajuda de todos não será possível fornecer água de qualidade e suficiente para os povoados e zonas rurais de Sítio do Quinto. Colaborem para o beneficio de todos”, finaliza.