2017 Saúde também se aprende na escola! – “Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar!” (31/03)

25/09/2019 às 10h01

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sítio do Quinto tem desenvolvido projetos que incluem campanhas sobre saúde na escola. Incluindo-se nesta iniciativa, os alunos das escolas da região rural do Suturno e do Assentamento Santo Antônio (respectivamente na imagem) tiveram uma aula diferente. O objetivo foi ensinar aos alunos como prevenir, identificar e tratar possíveis casos de Hanseníase e Verminoses.

O trabalho só mostra com a equipe de saúde empenha-se diariamente pela melhoria da saúde municipal. A SMS agradece o comprometimento e o trabalho desenvolvido pela Dr. Thaimy, a enfermeira Nadja Sara e a toda a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do povoado Rasinho.

Saiba o que são as doenças:

Hanseníase

É uma doença facilmente contagiosa que pode ser transmitida entre pessoas do mesmo convívio, como acontece na escola. A hanseníase atinge a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as mãos e os pés. Caso não seja tratada, ela pode causar incapacidades e/ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas e olhos. A hanseníase pode atingir a todos as pessoas, desde homens, mulheres, adultos e crianças e é transmitida pela respiração de pessoa a pessoa. Sendo identificada ela tem tratamento e cura. A dica é não desistir do tratamento, que é longo, mas eficaz.

Verminoses

Conhecidas em algumas regiões como lombriga e amarelão, as verminoses são infecções no intestino, provocadas por vermes ou parasitas que se instalam no organismo do paciente. Se não tratadas, as doenças podem causar graves problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos no intestino e frequentes diarreias. Em alguns casos, a criança pode ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem. Para identificá-las, o exame de fezes é fundamental. No tratamento, vermífugos específicos são utilizados para o tratamento das verminoses. A melhor forma de prevenir, além de saneamento básico e educação sanitária é adotando hábitos simples como higiene pessoal e familiar, para a melhor prevenção das doenças.