2017 Prefeitura de Sítio do Quinto presta serviço de qualidade aos romeiros da Santa Cruz do Serrote. (05/05)

25/09/2019 às 10h33

Embaixo de sol escaldante e com os termômetros chegando na casa dos 32º, ocorreu neste domingo, 7 de maio, a 6º Romaria da Santa Cruz do Serrote. E como não poderia deixar de ser, a Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto esteve presente prestando o seu total apoio e patrocinando a maior romaria do nordeste da Bahia. Compareceram ao evento, o chefe do executivo municipal, Jair Jesus dos Santos, o deputado estadual, Alex da Piatã, os vereadores da Câmara Municipal e secretários do governo.

Localizada à 380km da sua capital, Salvador, o Santuário da Misericórdia da Santa Cruz do Serrote reúne todos os anos milhares de romeiros e romeiras, que juntos veem rezar e pagar suas promessas. Devido ao grande número de fiéis e pelo seu comprometimento em apoiar eventos que estimulem o turismo, a economia e a cultura local, o governo municipal organizou ações que atendessem a todos os religiosos.

Secretarias juntas pela Santa Cruz

Durante os últimos 2 (dois) dias, a PMSQ, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, comandada pelo Secretário, Carlos Reis, esteve incansavelmente orientando na reestruturação das estradas, para que os fiéis pudessem ter acesso mais fácil ao local do evento. Máquinas foram disponibilizadas e todo o percurso até o Santuário - cerca de 12km -, foi alinhado. Com a iniciativa, os visitantes oriundos de diversas cidades da região, tiveram a oportunidade de ter acesso fácil ao local do evento.

Buscando acolher também a população local, o governo municipal atendeu aos moradores de Sítio do Quinto, disponibilizando transporte, seguro e de qualidade, para os romeiros do município. Logo cedo, por volta das 6h da manhã, ônibus e micro-ônibus da prefeitura fizeram o transporte gratuito dos religiosos, que puderam acompanhar a romaria de perto, sem perder nenhum momento.

No setor da saúde, a Prefeitura de Sítio do Quinto, através da Secretaria Municipal de Saúde, chefiada pela Secretária Brenda Carvalho, realizou atendimento aos romeiros em um ponto fixo na romaria. No Santuário da Misericórdia da Santa Cruz do Serrote, uma equipe de apoio da saúde, estruturada com médico e enfermeiros, faziam os primeiros atendimentos a população. Caso fosse necessário uma maior intervenção médica, a secretaria disponibilizou uma ambulância para deslocamento rápido e emergencial.

Apoio total aos eventos culturais

Desde o início, a PMSQ esteve presente apoiando eventos que buscassem oxigenar a economia local e que trouxessem estímulos a cultura, a religiosidade e ao turismo do município. O prefeito, Jair Santos, que acompanhou o trabalho de perto, parabeniza os servidores municipais e as secretarias, pelas ações prestadas com empenho e dedicação.

“A Prefeitura de Sítio do Quinto desde do início está oferecendo apoio total a Romaria da Santa Cruz do Serrote porque sabe da importância desse evento, não só pelos estímulos econômicos e turísticos que ela traz para o nosso município, como também o valor que este evento tem para os romeiros que veem até a nossa região. Agradeço pelo trabalho desempenhado pelas equipes e a todos que compareceram ao nosso município para prestigiar a romaria, em especial o Deputado Alex da Piatã e aos nossos vereadores”, destaca o prefeito.

Recentemente, o prefeito Jair esteve no último dia 3 de maio, na Secretaria de Turismo do Estado, localizada em Salvador, participando de uma reunião onde ele teve a oportunidade de fazer a adesão do município na rota do turismo. Com essa aderência, Sítio do Quinto se inclui dentro do turismo religioso, que cresce a cada ano em nosso município.

O prefeito destaca que além dos serviços de atendimento, a PMSQ patrocinou financeiramente parte da estrutura geral e contou com a ajuda da Polícia Militar para dar suporte na logística e segurança do evento.