2018 Prefeitura de Sítio do Quinto realiza I Conferência Municipal de Educação. (01/05)

25/09/2019 às 17h30

Visando discutir uma de suas principais prioridades que é a educação, a Prefeitura de Sítio do Quinto, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), promoveu nesta última segunda-feira (30), a I Conferência Municipal de Educação. O encontro foi realizado das 8h às 18h30, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, que ficou lotado de profissionais da educação, saúde, assistência social, estudantes e demais participantes que ajudaram a contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público de Sítio do Quinto.

O evento teve como tema central “A consolidação do Sistema regional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e preposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Entre os participantes estavam o prefeito Jair Santos, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Elis Rejane Andrade, a secretária de Educação, Elenice Andrade, o presidente da Câmara de Vereadores, Carleon Oliveira Souza, Dr. Francisco Assis Melo e demais autoridades, gestores, pais, sociedade civil e representantes do governo.

Na oportunidade, houve a solenidade de abertura com a composição da mesa e apresentação cultural da Filarmônica Santo Antônio. Logo após, foi feita a aprovação do regimento interno e palestra magna sobre a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação. Em seguida, exposição do PNE x PME, dando destaque a temática local “Plano Municipal de Educação – Metas e ações que levam à garantia de uma educação de qualidade”.

A Secretária da Educação, Elenice Andrade destacou o seu empenho em enfrentar os problemas e a importância do evento para a educação de Sítio do Quinto. “Aproveitem o dia de hoje para apresentar metas que visem trazer a tão sonhada educação de qualidade. E para que tudo dê certo, primeiro vocês devem colocar de fato aquilo que o município precisa. Vamos discutir, debater e planejar para futuramente colocar essas propostas em prática. Vamos estudar em grupo e tenham esse cuidado, porque estamos aqui com uma grande responsabilidade”, destaca ela.

Após o intervalo do almoço, os participantes se reuniram novamente no plenário para apresentação de uma mesa de debates acerca dos 8 eixos de discussão, explanação da dinâmica dos trabalhos e plenária dos eixos. Depois da discussão e apresentação das metas propostas por cada grupo, ocorreu a eleição dos delegados para a etapa Estadual da CONAE e encerramento com lanche final e entrega dos certificados a todos os cursistas.