2018 Secretaria de Saúde realiza campanha contra Verminoses e Hanseníase nas escolas. (15/05)

25/09/2019 às 18h13

A Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura aderiu a Campanha do Ministério da Saúde “Hanseníase, verminoses e tracoma têm cura”. Nesta segunda-feira (14), a SMS esteve na Escola Municipal João José do Nascimento e no Colégio Municipal Santo Antônio, onde a campanha pretende se estender por toda a rede municipal de ensino, inclusive nos povoados.

A ação tem como público alvo crianças na faixa etária de 5 a 14 anos de idade. O objetivo é esclarecer como tratar e se proteger das doenças, identificando sinais e sintomas que favorecem o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. As crianças tiveram a oportunidade de assistir a uma pequena palestra e passaram por análise clínica.

Hanseníase:

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Pode atingir pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social e ataca principalmente a pele. Se não for tratada, a doença causa graves deformidades pelo corpo do infectado.

Verminoses:

Infecções causadas por parasitas que instalam no interior do intestino. Elas podem causar dores abdominais, diarreia, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Nas crianças, o caso pode ser mais grave e causar dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma:

Acomete os olhos e é uma doença bacteriana. Se não tratada, prejudica a visão e pode causar cegueira. Seus sintomas são vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho nos olhos e intolerância à luz.