2018 Secretaria de Educação realiza 2ª Formação do PNAIC para professores das séries iniciais. (16/05)

25/09/2019 às 18h21

Na noite desta última terça-feira (15), a Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realiza 2ª Formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com professores das séries iniciais, do 1º ao 3º ano. Desta vez, o encontro foi ministrado pelos formadores Patrícia Sittino e Carlos Eduardo.

Criado em 2012, o Pacto Nacional é uma iniciativa do governo federal e tem como principal objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até os 8 anos, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, em língua portuguesa e matemática. O PNAIC está em sintonia com a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Os profissionais da educação que estiveram presentes utilizaram o momento de ensino para problematizar, analisar e refletir sobre a prática da educação através de perspectivas lúdicas. Os encontros têm o objetivo de dialogar com os professores e alfabetizadores do município acerca da organização do trabalho pedagógico, observando o processo de ensino aprendizagem. Neste caso, os profissionais receberam orientações a respeito da proposta do PNAIC e de como desenvolver o seu trabalho em sala de aula, tentando conciliar a teoria com a prática.