2018 CRAS realiza palestra sobre Alimentação Saudável para gestantes do Projeto “Gestação Assistida”. (12/09)

26/09/2019 às 16h29

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Sítio do Quinto, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (SEMTAS), promoveu nesta última quarta-feira (12), uma palestra sobre nutrição para o grupo de gestantes acompanhadas pelo Projeto “Gestação Assistida”. A palestra foi ministrada pela nutricionista Carolina Matos que passou diversas recomendações nutricionais que devem ser seguidas antes, durante e depois da gestação. Não obstante, antes da abordagem nutricional, a equipe do projeto aproveitou a oportunidade para falar sobre o Setembro Amarelo, mês que marca a Campanha Nacional de Conscientização de Prevenção ao Suicídio. Inclusive, quem precisar de atendimento pode ligar gratuitamente para o CVV no número 188 ou 141.

Durante sua palestra, a nutricionista falou sobre a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, C e D, além de destacar sobre a importância de uma alimentação saudável, os fatores positivos da amamentação e os cuidados necessários para higienizar os alimentos. Segundo a nutricionista, a gestante que se alimenta de forma adequada tende a ter menos complicações durante a gestação e no parto, além de garantir bebês mais saudáveis. Além disso foram apresentadas algumas doenças que podem aparecer na gestação como a anemia, o diabetes e a hipertensão arterial e orientou sobre as possíveis causas dos sintomas de náuseas, vômitos, azia, desmaio e constipação intestinal. Carolina ainda frisou os cuidados durante a gestação, principalmente no que diz respeito a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarro, altamente proibidas durante e pós gravidez.

Após uma pequena atividade interativa, onde as gestantes destacaram termos que resumem a importância do aleitamento materno, todas puderam saborear um lanche bem saudável contendo, é claro, muitas frutas.

Sobre o projeto: Ele atende as gestantes veiculadas ao Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz e tem apoio e desenvolvimento da Secretária da SEMTAS, Elis Rejane, a coordenadora do CRAS, Vanda Santos, a supervisora do Criança Feliz, Leila Lima, a assistente social, Juliana Menezes e a psicóloga social, Marina Souza.