2018 Secretaria de Saúde e Educação realizam ação preventiva de Combate ao Suicídio no Povoado Tingui. (25/09)

26/09/2019 às 16h37

Em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”, a Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizaram nesta terça-feira (25) uma grande e preventiva reunião com os pais e alunos do povoado Tingui. A iniciativa ocorreu nesta manhã no Mercado Municipal da localidade e reuniu além dos protagonistas da ação, profissionais da saúde como enfermeiros, psicóloga, médicos, educadora física, assistente social, professores, coordenadores pedagógicos, agentes de saúde e demais equipes que compareceram previamente para entender as causas, os motivos e como prevenir o mal do século: o suicídio. A campanha é uma iniciativa em conjunto com o Programa Saúde Na Escola (PSE), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e equipe do PSF Tingui, contando sempre com o apoio da secretária de Saúde, Brenda Carvalho que esteve presente no local.

Ao longo da reunião, a enfermeira Jaíssa, os coordenadores pedagógicos Raimundo e Edneide, a psicóloga Elis, o assistente social Lázaro e a educadora física Elangélica, estiveram expondo suas colocações a respeito da temática central do dia. De forma bem acolhedora, os profissionais buscaram principalmente promover a prevenção do suicídio, levando até os pais, crianças e adolescentes o conhecimento sobre o tema, quebrando tabus e desmistificando preconceitos. Com uma abordagem de valorização da vida, a iniciativa buscou prevenir as causas que induzem as vítimas a cometerem suicídio, empoderando-as e buscando priorizar sempre a ajuda e a importância do saber ouvir.

Além da palestra, a educadora física Elangélica realizou uma atividade de relaxamento e descontração, proporcionando um momento alegre e interativo entre os convidados. Ao todo, a ação teve como objetivo, proporcionar aos pais e responsáveis o acesso à informação, dando margem para pedir ajuda e dividir os momentos de dificuldade. Para quem estiver precisando de ajuda é só procurar os profissionais da Secretaria de Saúde ou da Assistência Social ou ligar para o número 188.