2018 CRAS promove palestra sobre Higiene Bucal para crianças do SCFV. (12/11)

26/09/2019 às 17h21

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (SEMTAS), realizou na tarde desta segunda-feira (12), uma palestra sobre Saúde Bucal para as crianças e jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa foi ministrada pela jovem estudante do 6º período de Odontologia da UniAGES, Keylla Andrade, que foi convidada pela instituição para realizar a palestra para cerca de 50 crianças. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, por meio do Prefeito Jair Santos e pela SEMTAS, através da secretária Elis Rejane.

A graduanda ofertou um vasto conhecimento sobre a temática, abordando assuntos direcionados a importância da saúde bucal, utilizando experiências lúdicas de fácil absorção para que as crianças pudessem aprender as dicas com mais facilidade. Durante a palestra, Keylla explica as maneiras de prevenir problemas e manter práticas de higiene que prolonguem a qualidade de vida através da boca. Mesmo com uma plateia ansiosa, a palestrante conseguiu alertar sobre os malefícios do consumo de açúcar e a importância dos cuidados diários necessários para ter uma boa saúde bucal, como escovação adequada após as refeições, uso adequado do fio dental, além de visitas regulares ao dentista. De acordo com a futura profissional, é através da higiene bucal que se evita as cáries, doenças gengivais por acúmulo de placa bacteriana, tártaro, entre outras doenças.

Atividades como esta são de fundamental importância para despertar nas crianças a conscientização sobre a saúde bucal, ficando mais atentas sobre a necessidade e o cuidado que se deve ter com os dentes, passando a colocar em prática tudo o que foi apresentado durante o bate-papo. Após a palestra, as crianças assistiram a um pequeno vídeo animado resumindo as informações e logo depois seguiram para higienização bucal, realizada pela estudante. Ao final das atividades, foram sorteados kits de higiene bucal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e distribuição de lanche para a criançada.