2019 Vigilância Epidemiológica, através da Secretaria de Saúde, promove Capacitação em Vacinas para Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. (22/02)

27/09/2019 às 08h55

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde tiveram a oportunidade de realizar nesta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Vereadores, uma Capacitação Profissional em Vacinas. A iniciativa visa abordar a temática informando e atualizando os profissionais da saúde sobre todas as vacinas disponíveis na rede básica, seus efeitos e aplicações, calendário de imunização, a importância do medicamento para ajudar a manter a saúde da população e esclarecer possíveis dúvidas. A mentoria ficou por conta da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lúcia Andrade. A Secretária da Saúde, Brenda Carvalho também esteve presente na ação.

É através desta capacitação que foi possível qualificar e aprimorar os serviços prestados à população, salientando a importância da vacina para os pacientes. Dentre os grupos prioritários estão as gestantes, crianças e idosos que necessitam de cuidados especiais para garantir melhor qualidade de vida. Vale ressaltar que as vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumento da circulação de doenças. A vacinação não é apenas um ato individual, é uma questão de cidadania, portanto não deixe de se vacinar. Compareça até a sala de vacina ou converse com o seu ACS, só não deixe de se proteger.