2019 Secretaria de Saúde realiza Mutirão da Limpeza contra o Aedes Aegypti no povoado Rasinho. (21/03)

27/09/2019 às 09h20

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do mosquito Aedes Aegypt, transmissor do zika, dengue e Chikungunya, a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Prefeitura de Sítio do Quinto, Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica Municipal e Secretaria de Infraestrutura, realizaram na manhã desta quarta-feira (20), um mega mutirão da limpeza contra o mosquito. A ação percorreu as ruas do povoado, dando prioridade aos logradouros com possíveis focos da doença. Além da equipe de saúde e limpeza urbana, os alunos do polo educacional Rasinho também estiveram acompanhando de perto a ação e aprendendo como manter o povoado mais limpo e livre do mosquito.

Durante o mutirão, que foi acompanhado pelo carro de coleta do lixo, os agentes inspecionavam as residências e coletavam todos os possíveis focos da doença, através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. Toda a população deve ajudar a combater o mosquito da dengue, como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros, gatos e galinhas; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; cobrindo pneus e garrafas de vidro; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.

Os agentes comunitários de endemias e saúde (ACE e ACS) trabalharam entregando panfletos informativos, conversando com a população e visitando as casas dos moradores na busca por possíveis focos do mosquito. A residência que não tinha o foco da doença recebia um adesivo informando que a casa estava livre do mosquito. As casas que tinham sido identificadas com a contaminação, também eram adesivadas. Posteriormente, o ACE retornará as casas que foram identificadas com o foco da doença, para saber se o morador combateu os pontos alertados pelos ACE’s.