2019 CREAS realiza palestra na Escola Municipal João José do Nascimento sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. (28/05)

27/09/2019 às 10h21

Ocorreu no período matutino e vespertino desta terça-feira, 28, mais uma importante palestra da Campanha Faça Bonito, em comemoração ao 18 de maio, dia dedicado a falar sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa oportunizada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (SEMTAS), Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, teve o objetivo de esclarecer e alertar, bem como prevenir eventuais situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que podem ocorrer em seu ambiente familiar, escolar e/ou social. Dessa vez, a palestra com um tom mais lúdico e se adequando a idade dos ouvintes menores, foi realizada na Escola Municipal João José do Nascimento.

Estiveram presentes na palestra, a coordenadora do CREAS, Elaine Silva, juntamente com sua equipe, além de professores e profissionais de educação da instituição de ensino, dentre elas a diretora da escola, Mery da Silva. A palestrante, Monique Helen, psicóloga do CREAS, abordou alguns parâmetros sobre o abuso, ilustrando com a ajuda de vídeos e desenhos, como a criança pode identificar possíveis sinais de violência, os sintomas que a vítima pode sentir ao passar pelo abuso e quem procurar no momento de denúncia.

Essa não é a primeira palestra que o CREAS realiza sobre a temática. Na semana passada, a equipe do Centro de Referência Especializado também realizou uma palestra com os alunos do Colégio Municipal Santo Antônio. O objetivo do CREAS foi intensificar a iniciativa de prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, trazendo esse assunto diretamente para o público-alvo da campanha.

Oficialmente, o 18 de maio é o dia dedicado à temática, através da Lei Federal nº 9.970/00. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.