2019 Secretaria de Saúde realiza em Sítio do Quinto, atualização do Cartão de Vacina e Vacinação contra o Sarampo. (16/08)

27/09/2019 às 11h52

Em virtude dos altos índices de Sarampo registrados no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã dessa sexta-feira, 16, uma ação de atualização da carteira de vacina, disponibilizando também aos que necessitarem, a vacina contra o Sarampo. Durante a manhã de prevenção, a equipe epidemiológica realizou a aplicação das vacinas afim de manter a população imune da doença infecciosa.

O público-alvo que deve receber a vacina contra o sarampo são pessoas de 12 meses a 4 anos (uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra viral), pessoas de 30 a 49 anos (uma dose da tríplice viral), além de jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária considerada mais vulnerável a infecções, tendo em vista a menor procura pela segunda dose da vacina. A orientação é que a população procure a unidade de saúde munido da caderneta de vacinação, para que o profissional possa verificar a necessidade ou não de tomar a vacina. Quem não tiver a caderneta deve ser imunizado, mas quem já está vacinado não precisa se vacinar novamente.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de sintomas respiratórios, como tosse ou coriza, ou conjuntivite.

A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, sendo contraindicada para gestantes. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde realizará a ação nas comunidades. Tingui (quarta-feira, 21 de agosto), Rasinho e Cascalheira (sexta-feira, 23 de agosto).