2019 Conselho e Secretaria de Assistência Social realizam VIII Conferência Municipal de Assistência Social. (05/09)

27/09/2019 às 11h59

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), realizou ao longo dessa quarta-feira (04), na Plenária da Câmara Municipal de Vereadores, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Tendo como tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, estiveram presentes compondo a mesa de honra a Secretária da SEMTAS Elis Rejane, o Prefeito Jair Santos, a Presidente do CMAS e Secretária de Educação, Elenice de Andrade e o vice-prefeito Laudigelson dos Santos.

Nesta importante conferência foi realizado um balanço sobre a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), identificando suas forças, fragilidades e principalmente suas principais metas e desafios a serem alcançados, como também discutindo a abrangência do CMAS e sua interface com outros conselhos, além da realidade da política de assistência social do país. Neste ano, a conferência municipal foi organizada em três eixos temáticos: Eixo 1: Direitos Socioassistenciais e o Dever do Estado; Eixo 2: Gestão e Financiamento Público; e Eixo 3: Democracia e Participação.

Após as formalidades habituais, o poeta local José Augusto recitou um poema sobre a temática Assistência Social. Logo após a leitura do regimento interno e exibição de vídeo acerca dos trabalhos realizados pela Secretaria no ano de 2019, a programação continuou. Neste ano, a palestra magna contou com a participação especial da pedagoga e Técnica da Superintendência de Assistência Social (SAS) do Estado, Laura Bamberg, abordando o tema principal da conferência. Na parte da tarde foram realizados debates e trabalhos em grupo para a elaboração de propostas para o município, estado e União. Após a reunião dos grupos, as propostas foram apresentadas em plenária para aprovação, e foi realizada também a eleição dos delegados. Foram eles: representando o governo: Elenice de Andrade (Titular) e Gabriela Ribeiro (Suplente); e representando a sociedade civil: Maciel Andrade (Titular) e Verônica (Suplente).

Vale lembrar que o objetivo das conferencias de assistência social é garantir o controle social, que significa a participação da população na construção e implementação do SUAS, além de conferir as deliberações das conferências anteriores, estabelecendo novas metas a serem observadas de acordo com as reinvindicações da população. Neste ponto, a participação da sociedade civil, dos cidadãos de vários segmentos e condições dentro da sociedade, bem como a participação dos usuários é de extrema importância para a construção de projetos de assistência social.