PREVENÇÃO: Secretaria de Saúde realiza grande Mutirão Preventivo em comemoração ao Outubro Rosa.

27/10/2021 às 13h46

A Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (27), um mega mutirão preventivo em comemoração ao Outubro Rosa. A ação executada faz parte da programação Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama no Município.

.

Na ocasião, as mulheres na faixa etária de rastreamento do câncer do colo de útero (público-alvo da campanha) tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra de ação educativa com os enfermeiros Rafael e Guilherme. A ação que ocorreu no USF Sede 1, reuniu mulheres atendidas pelos UFS’S: Sede 1, José Aciole Dias, Rasinho e Cascalheira. A coleta citopatológica, conhecida também como preventivo ou Papanicolau, ficou por conta das enfermeiras Luana, Nadja, Letícia e Bárbara.

.

A coordenadora da atenção básica, Adriana Sunary, esteve presente coordenando a ação juntamente com a equipe de saúde. Além do exame disponibilizado e da palestra educativa, as mulheres também participaram de um sorteio de brindes e a distribuição de lanches. Na oportunidade, a ação ocorreu também no distrito Tingui, que também recebeu as mulheres atendidas pela USF daquela localidade.

.

Todos os anos, a Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, através da Secretaria de Saúde, vem atuando no desenvolvimento de várias ações de conscientização ao público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A campanha de conscientização sobre o câncer de mama é uma iniciativa que acontece anualmente durante o mês de outubro. A ação conta com o apoio das instituições públicas e com o apoio dos profissionais de saúde que atuam na orientação da população sobre o tema.