Secretaria de Saúde realiza mais um Dia D de Vacinação contra o Sarampo.

27/11/2019 às 12h17

Nesta quarta (27), a Prefeitura de Sítio do Quinto, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um “Dia D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A campanha que já vem sendo realizada de forma intensa pela Secretaria de Saúde desde agosto deste ano, teve hoje mais um dia de mobilização para cumprimento da meta da campanha. A ação contra o Sarampo é uma iniciativa do Ministério da Saúde e faz parte do Movimento Vacina Brasil, que conta com uma série de ações integradas para melhorar as coberturas vacinais em todo o país. Em Sítio do Quinto, a cobertura tem sido intensa e o público-alvo tem sido vacinado amplamente.

Hoje, a campanha foi dedicada aos jovens adultos, entre 20 a 29 anos, mas de maneira geral, o público-alvo que deve receber a vacina contra o sarampo são crianças de 06 meses a 11 meses (1 dose); pessoas entre 1 ano e menos de 30 anos (2 doses) e pessoas entre 30 anos e menores de 50 anos (1 dose). O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de sintomas respiratórios, como tosse ou coriza, ou conjuntivite. A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, sendo contraindicada para gestantes.