Secretaria de Saúde realiza palestras nas Unidades de Saúde do Tingui, Rasinho e José Aciole Dias sobre prevenção do câncer de mama.

31/10/2019 às 17h46

Em apoio e promoção ao “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto, realizou nesta terça-feira, na Unidade de Saúde do Rasinho e nesta quinta-feira nas Unidades de Saúde do Tingui e José Aciole Dias, uma importante ação preventiva conta o câncer de mama. O objetivo das palestras conscientizadoras é despertar nas mulheres a importância de cuidar da saúde, realizando exames periodicamente, além de conhecer e cuidar do corpo de forma preventiva.

Na Unidade de Saúde do povoado Rasinho, a palestra ficou por conta da Fonaudiológa Luara, nutricionista Odília e enfermeira Nadja. Na Unidade de Saúde José Aciole Dias, a enfermeira Luana e a médica Milena, realizaram as orientações. Já na Unidade de Saúde do Tingui, a enfermeira Juliana e o médico Clécio, comandaram a palestra para a comunidade.

Durante as ações preventivas, o público presente pôde obter conhecimento acerca do câncer de mama, recebendo informações sobre as características da mama, os principais sintomas, os fatores de risco e a importância da realização da mamografia e do autoexame como ferramentas de detecção precoce da doença, que em fases iniciais, em grande parte dos casos, tem altas chances de tratamento e cura. Sendo o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, alguns fatores podem aumentar o risco da doença, como primeira menstruação antes dos 12 anos de idade e menopausa após 55; primeira gravidez após os 30 anos ou não ter filhos; fumar e consumo excessivo de álcool; exposição frequente a raios-X; uso de contraceptivos hormonais; reposição hormonal pós-menopausa; história familiar de câncer de ovário; casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos; e mulheres após os 50 anos que são mais suscetíveis à doença.

O Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos e hoje comemorado em todo o mundo. O nome da ação remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. Em Sítio do Quinto, a Secretaria de Saúde vem sempre realizando ações preventivas de Saúde da Mulher, buscando acolher, prevenir e tratar da saúde de nossas mulheres sítiodoquintenses.