Nesta seção o cidadão encontra as respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.
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O que é a Lei de Acesso à Informação?
A Lei Federal nº 12.527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação, obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais (ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, Câmaras Municipais, empresas públicas, autarquias, RPPS etc.), a oferecer informações relacionadas às suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados.
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Como a lei funcionará na prática?
A lei determina que os órgãos públicos criem centros de atendimento dentro de cada órgão chamados de SICs (Serviços de Informação ao Cidadão). Esses centros precisarão ter estrutura para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, processos de licitações e gastos públicos.
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O que a lei exige dos órgãos públicos na internet?
A Lei de Acesso à Informação estabelece também que as entidades públicas divulguem na internet, em linguagem clara e de fácil acesso, dados sobre a administração pública.
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O que é Portal da Transparência?
O Portal da Transparência é um site criado por Entidades Públicas que contém informações acerca das ações governamentais, execução orçamentária e financeira (receitas e despesas), movimento extra-orçamentário, dentre outras informações de interesse do cidadão.
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Quem pode acessar os dados do Portal da Transparência?
Todo cidadão pode consultar os dados do Portal da Transparência. Não há necessidade de senha ou autorização para acessar o sistema. O sistema tem acesso amplo e liberado, sem qualquer restrição para consulta.
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O que posso encontrar no Portal da Transparência da Prefeitura de Sítio do Quinto?
O Portal da Transparência, mantido pela Prefeitura de Sítio do Quinto, reúne informações diversas como receitas e despesas, leis, decretos e portarias; contas públicas e outras informações ao cidadão.
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Quais informações poderão ser solicitadas?
Não há limites para as informações a serem solicitadas. Podem ser requisitadas quaisquer informações a respeito de dados relativos aos órgãos públicos. É possível, por exemplo, perguntar sobre obras públicas, andamento de processos de licitação, contratos, detalhes sobre auditorias, fiscalizações, prestações de contas, execução orçamentária e financeira, dentre outras.
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As informações disponibilizadas recebem alguma forma de filtragem ou tratamento?
Não. As informações são disponibilizadas sem qualquer tratamento de dados. Não é feito qualquer controle de limitação ou restrição. São as mesmas informações registradas na contabilidade da Entidade Pública.
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Há informações que não podem ser fornecidas?
Não serão prestadas aos cidadãos informações consideradas sigilosas, tais como assuntos secretos, assim como informações pessoais dos agentes públicos ou privados. Nesses casos, o órgão é obrigado a justificar o motivo para não fornecer o dado.
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Qual a importância da Lei de acesso às informações?
O objetivo da lei é a mudança da cultura do sigilo, que existe em algumas instituições públicas. A sanção da lei pode ser compreendida como um ato de amadurecimento da democracia brasileira. A informação sob a guarda do Estado é sempre pública, devendo o acesso a ela ser restringido apenas em casos específicos. Isto significa que a informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a estes dados, constitui-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia, fortalecendo o controle social.
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Como tirar dúvidas sobre termos, expressões e siglas do governo?
Consulte o glossário para saber mais sobre todas as expressões, siglas e termos técnicos utilizados no Portal.
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Qual a diferença de transparência ativa e transparência passiva?
No caso da transparência ativa, a divulgação das informações ocorre por iniciativa dos órgãos públicos, independente de solicitação. A disponibilização de informações na sua página da internet ocorre de forma espontânea. Na transparência passiva, há o atendimento somente quando a sociedade faz uma solicitação, mediante requisição do interessado (pessoa natural ou jurídica).
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O que é o e-SIC?
É o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Trata-se de um sistema que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos à Prefeitura. O objetivo do e-SIC é organizar e facilitar os procedimentos de acesso à informação tanto para os cidadãos quanto para a Administração Pública. O e-SIC permite que qualquer pessoa - física ou jurídica - encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades da Prefeitura. Por meio do sistema também é possível consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações.
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Como enviar uma mensagem à Prefeitura?
Você pode entrar em contato através do formulário E-sic disponível pelo site ou também entrar em contato através da ouvidoria, pelas redes sociais ou pelos e-mails: direcom.pmsq@gmail.com ou ouvidoria@sitiodoquinto.ba.gov.br
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Qual o telefone da Prefeitura de Sítio do Quinto?
Atualmente a Prefeitura de Sítio do Quinto mantém o número (75) 3296-2257.
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Como faço para entrar em contato diretamente com uma secretaria ou setor da Prefeitura?
Em nossa aba “Estrutura Organizacional e Contato” ou em "Contatos Importantes", onde nós reunimos os contatos e informações das diversas secretarias e setores da Prefeitura.
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Qual o expediente da sede da Prefeitura de Sítio do Quinto?
O expediente da sede administrativa da Prefeitura de Sítio do Quinto é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
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Onde fazer o cartão do SUS?
O cartão SUS é feito na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Antônio Marques do Nascimento. É necessário um documento de identificação com foto.
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Como entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Municipio?
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município por vários canais de atendimento. São eles: Internet - www.sitiodoquinto.ba.gov.br/site/Ouvidoria ; e-mail: ouvidoria@sitiodoquinto.ba.gov.br ; teleatendimento (ouv-zap) - (75) 9 9919-5791, de Segunda a Sexta, das 8h às 13h ; Atendimento Presencial - De Segunda a Sexta, das 8h às 13h, na Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto - Praça João José do Nascimento, S/N, onde fica a Secretaria de Assistência Social ; ou através das nossas redes sociais: @prefsitiodoquinto no Instagram ou Facebook.