2558

Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto

Pular para o conteúdo

Programas

Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

Utilize o(s) campo(s) abaixo para pesquisar

Foram encontrados 62 resultados para a pesquisa.

AULÃO DE ATIVIDADE FÍSICA

Número: 53

Responsável: Secretaria Municipal de Saúde

Descrição: Com foco na promoção à saúde, favorecendo uma vida saudável à população, a Secretaria Municipal de Saúde promove todas as semanas o Aulão de atividade física na Praça Tancredo Neves, centro do município. A prática é uma iniciativa do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), que busca de forma apropriada e bem divertida, incentivar a prática da atividade física e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde.

Metas: Com a educadora física Elangélica, a população presente pode praticar alongamento e dança aeróbica. Vale lembrar que estimular a população a adotar um estilo de vida mais saudável da prática de atividades física também está relacionada a saúde preventiva. A prática de atividades físicas regular pode melhorar sua saúde e reduzir o risco de infarto, promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse, ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis, ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão, dentre outros benefícios.

Informações Adicionais: Se você ficou interessado, basta comparecer na Praça todas as quartas-feiras, a partir das 7h da noite (para todas as idades) ou todas as quintas-feiras, a partir das 5h30 da manhã (turma da terceira idade). Não se esqueça do cartão do SUS.

CAEESQ

Número: 54

Responsável: Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Descrição: O Centro de Atendimento Educacional Especializado de Sítio do Quinto – CAEESQ está situado à rua Professora Maria Dalva, nº 50, bairro Centro, em Sítio do Quinto/BA. Criado através do Decreto nº 17, de vinte e cinco de junho de dois mil e dezenove e publicado no Diário Oficial Municipal, nº859, sob a denominação de Centro de Atendimento Educacional Especializado de Sítio do Quinto - CAEESQ. O Centro de Atendimento tem por finalidade ofertar Serviços Especializados de apoio, suporte e colaboração na identificação das necessidades específicas dos estudantes, bem como a efetivação dos atendimentos terapêuticos educacionais, com vistas ao desenvolvimento de potencialidades e resgate de melhores condições do desempenho em referência à escolaridade e âmbito social. O Centro presta atendimento terapêutico-educacional aos estudantes com deficiência nas áreas visual, auditiva, mental física, múltiplas deficiências, como também distúrbios de aprendizagem, alterações de fala e linguagem, atraso do desenvolvimento e outros atendimentos inerentes a Educação Especial.

Metas: I - ofertar o atendimento educacional especializado – AEE, de forma não substitutiva à escolarização dos alunos público alvo da educação especial, no contra turno do ensino regular; II - efetivar avaliação diagnóstica psicoeducacional dos estudantes da Rede Municipal de Ensino; III - organizar e disponibilizar recursos e serviços pedagógicos e de acessibilidade para atendimento às necessidades educacionais específicas destes alunos; IV - oferecer atendimento terapêutico-educacional aos estudantes em suas necessidades educacionais especiais, por meio de serviços especializados nas áreas de pedagogia, psicopedagogia, estimulação auditiva e visual, fonoaudiologia, psicologia, educação física, assistência social, nutrição e fisioterapia; V - oportunizar aos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais suporte às suas necessidades no processo de aprendizagem visando seu desenvolvimento global; VI - colaborar com ensino regular, promovendo os apoios necessários que favoreçam a participação e aprendizagem dos alunos nas classes comuns, em igualdade de condições com os demais alunos; VII - participar junto às escolas no processo de inclusão, de acordo com as diretrizes preconizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC; VIII - esclarecer, orientar e encaminhar ações junto às famílias para efetivo apoio e suporte à escolaridade dos estudantes atendidos, de acordo com as suas necessidades educacionais.

Informações Adicionais: Os estudantes atendidos neste Centro de Atendimento Educacional Especializado de Sítio do Quinto - CAEESQ deverão está regularmente matriculados em escolas da Rede Municipal de Ensino residindo eles na (zona urbana ou zona rural).

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Número: 55

Responsável: Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social

Descrição: É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Metas: Cada município tem uma estimativa de famílias pobres, considerada como a meta de atendimento do Programa naquele território. Essa estimativa é calculada com base numa metodologia desenvolvida com apoio do IPEA -Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem como referência os dados do Censo de 2000 e da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2014, ambos do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Indicadores: O programa Bolsa Família-PBF tem possibilitado a população que as famílias possam escolher os bens de consumo, bem como um dos aspectos muito relevante dos programas de transferência de renda, e assim gerando um embate é a amenização da corrupção, outro aspecto interessante do programa seria prover mesmo que de maneira simplória a questão do combate a fome no país. Por fim, ainda que o Programa Bolsa Família tenha muitas delimitações, é importante que se ressalte que a contribuição do programa tem sido de grande significância para as famílias e seus membros beneficiados.

Resultados: O programa tem beneficiado pessoas dando-lhes possibilidades reais de melhora nas condições imediatas de vida de grande parte da população, sendo que grande parte dessa população anteriormente não tinha nenhum tipo de renda.

Informações Adicionais: I - Serviço Oferecido: II - Requisitos, documentos e informações necessárias para acessar o serviço: III - Principais etapas para processamento do serviço: IV - Prazo máximo para prestação do serviço: V - Forma de prestação do serviço: VI - Forma de comunicação com o solicitante do serviço: VII - Locais e formas de acessar o atendimento: VIII - Prioridades de atendimento: IX - Tempo para espera do atendimento: X - Prazos para realização do serviço: XI - Mecanismos de comunicação com os usuários: XII - Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações: XIII - Fornecimento de informações acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos: XIV - Mecanismos de consulta, por parte do usuário, acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado: XV - tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: XVI - Requisitos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento: XVII - Condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere a acessibilidade, limpeza e conforto: XVIII - Procedimentos alternativos para o atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: XIX - Outras informações julgadas de interesse dos usuários.

LIMPEZA DAS VIAS URBANAS E POVOADOS

Número: 56

Responsável: Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo

Metas: Manter limpa as ruas da sede do município, bem como dos povoados, diminuindo os riscos de contaminação oriundos dos dejetos, a presença de animais roedores transmissores de diversas doenças, bem como a ausência de maus odores.

Indicadores: Com a coleta diária de lixo diminui o risco de proliferação de insetos, contaminação, mau cheiro e chorume, trazendo ganhos importantes e oferecendo saúde de qualidade para a população.

Resultados: Ruas limpas que garantem qualidade de vida e saúde para a população e a diminuição dos riscos de contaminação que levam a graves doenças.

CONSTRUÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA

Número: 57

Responsável: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Descrição: Investir no esporte e oferecer mais opções de lazer para os jovens. É com esses objetivos que o prefeito Jair Santos, juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer, através do Secretário Pablo Carvalho e a Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto realizaram a construção da Quadra Poliesportiva do Povoado Planalto e a Quadra Coberta Poliesportiva do Povoado Tingui. A Quadra Poliesportiva do povoado Planalto, nomeada como Adailton Jesus Cruz, conta com arquibancadas, vestiários equipados com sanitários e área para banho. Além da prática esportiva de futebol, a quadra também atende ao basquete, futsal e exercícios físicos. Já a Quadra Coberta Poliesportiva do Povoado Tingui, construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e nomeada como José do Carmo Siqueira da Rocha, conta além da cobertura, com duas arquibancadas, vestiários equipados com sanitários e área para banho e também é equipada para a prática esportiva de futebol, basquete, futsal, vôlei e exercícios físicos.

Metas: Incentivar a prática do esporte e ao mesmo tempo garantir o lazer aos jovens, buscando diminuir a ociosidade de jovens e adolescentes.

Indicadores: Com a construção das quadras poliesportivas, os jovens que antes não tinham um local para a prática de atividades físicas e até mesmo para o próprio lazer, dispõem hoje de quadra coberta e aberta para realizar suas práticas esportivas.

Resultados: Inserção de crianças, adolescentes e jovens na prática de esporte e no processo de ensino aprendizagem.



Total de 5 registos por página